Algumas experiências e pesquisas tem demonstrado que a construção de instrumentos musicais na Educação Musical, exerce funções que vão bem além de prover instrumentos para o estudo musical. Quando o aluno de música, cria e constrói seu instrumento, ele experimenta com diferentes materiais sonoros, e exercita várias funções projetivas e lógicas. Cria-se um estreito vínculo aluno-instrumento, o que motiva bastante a prática musical. Essas atividades quando devidamente direcionadas, abordam diversos elementos musicais, proporcionando acesso direto a esse conhecimento. Entre os principais pesquisadores brasileiros da área cita-se os Professores Doutores Guilherme G. B. Romanelli (UFPR), Brasilena Trindade (UFBA), Júlio Feliz (UFMS) e Artur Andrés Ribeiro (UFMG).
concordo totalmente acho que o vinculo se torna bem maior e a exploracao sonora eh construida na intimidade com o instrumento
ResponderExcluirA afinidade com a música,com os instrumentos musicais fica bastante aguçada também,o que facilita o trabalho do educador musical.Francisco de A Souza.
ResponderExcluir